blog@qui | 7º Ano

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

22.5.07

Condado Porucalense

Sabes explicar a vinda do conde D. Henrique?

3 Comments:

  • At 6:30 da tarde, Blogger João Alberto said…

    Para melhor compreendermos a vinda de D. Henrique até à Península Ibérica, temos de referir que, assustados com o avanço dos cristãos, devido à desintegração do califado de Córdova e à formação de pequenos reinos de taifas, os dirigentes destes reinos pediram auxílio aos almorávidas. Este auxílio precioso ocasionou o recuo das fronteiras cristãs mais para Norte.
    Vendo-se, então, ameaçado pelos almorávidas, D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, no século XI, pede ajuda militar à Igreja Católica e aos Francos, a fim de impedir a progressão dos árabes.
    O apoio militar não se fez esperar, tendo mesmo o papa reconhecido o estatuto de Cruzada à Reconquista, no ano de 1064. Assim, o rei dos Francos, devido à intervenção da Santa Sé e da Ordem de Cluny, enviou dois condes, D. Henrique e D. Raimundo que, acompanhados por cruzados, vêm ajudar o rei de Leão e Castela na luta contra os árabes.
    Foi tal a valentia dos dois condes que, em agradecimento, o rei deu-lhes em casamento as suas duas filhas, Teresa e Urraca.
    D. Henrique casou com D. Teresa e, além disso, foi-lhe doado um feudo hereditário, situado entre o rio Minho e o sul de Coimbra - o Condado Portucalense.

     
  • At 10:57 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Os almorávidas (guerreiros fanáticos do norte de África) eram uma ameaça. os Cristãos recuam para o norte. Assim, o rei de Leão e Castela, D. Afonso VI, solicitou apoio militar aos francos e à igreja católica. Em 1064, A Santa Sé concede à Reconquista, o estatuto de Cruzada.
    Para participar nesta Cruzada, por intervenção da Ordem de Cluny e da Igreja, chegam a Portugal os condes D. Henrique e D. Raimundo, acompanhados por outros cruzados.

     
  • At 9:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora!!!!

    Os cristãos queriam voltar a governar a Península Ibérica, por isso foi iniciado um processo de reconquista.
    Para ter ajuda na reconquista da Peninsula Ibérica, o rei de Leão e Castela, Afonso IV, solicitou apoio militar aos francos e à igreja católica.
    Com a intervenção da Ordem de Cluny e da Igreja, o rei dos Francos enviou os condes D. Raimundo e D. Henrique, acompanhados por cruzados, para ajudar na luta contra os infiéis.

    Jokas pa stora!!!!!!!!

     

Enviar um comentário

<< Home