blog@qui | 7º Ano

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

10.12.06

Origem do povo grego

Tendo em atenção as características naturais do solo grego, explica a origem do povo grego.

18 Comments:

  • At 12:48 da tarde, Anonymous Jo@n@ said…

    Olá stora!!!!

    A Grécia é constituida por vária ilhas montanhosas, isolando assim o povo grego.
    Eles, mais tarde aprenderam a aproveitar tudo o que a natureza lhes fornecia e, também, passaram a utilizar o mar como fonte de pesca e de comércio.

    Jokas pa stora!!!!!!!!

     
  • At 6:01 da tarde, Anonymous teresinha said…

    ola stora!


    a grecia é um pais com muitas ilhas, e estas sao muito montanhosas o que fazia com que agricultura nao fosse das melhores, por isso os gregos começaram a ultilizar o mar como fonto de comercio.


    beijinhos

     
  • At 5:46 da tarde, Blogger Joao Alberto said…

    A Grécia é formada por um conjunto de ilhas cujo litoral é recortado e o interior montanhoso. Tal facto acabou por dificultar o contacto entre os habitantes das diferentes ilhas que tinham como principal via de comunicação o mar.
    Como o solo não era muito fértil, pois a água escasseava, a agricultura era praticada nos vales e nas encostas. Cultivava-se o trigo, a cevada, a vinha e a oliveira. As zonas montanhosas foram aprovietadas para a criação de gado e o subsolo era fonte de extracção de mármore, ferro, prata e ouro.
    Como ilhas que eram, encontravam-se rodeadas por mar e este ajudou ao desenovlvimento da pesca e do comércio.
    O povo grego formou-se a partir da mistura dos povos naturais daquela região (sul da península Balcânica), os Pelasgos, com os invasões, estes de origem indo-europeia. Os primeiros a invadir o território grego foram os Aqueus. Dominaram várias ilhas do sul da península, entre elas Creta, graças ao conhecimento do fabrico do bronze e fundaram alguns reinos, cujas principais cidades eram: Micenas, Tirinto, Tebas e Esparta.
    Seguiram-se os Jónios e finalmente os Dóricos. Os Dóricos eram guerreiros nómadas e conheciam a metalurgia do ferro. Por isso, facilmente dominaram os outros povos. Começaram por conquistar toda a Grécia continental, depois as ilhas do Mar Egeu e finalmente as costas da Ásia Menor, onde se misturaram com os Jónios.
    O povo grego surge, então, como resultado de condições naturais - a localização e as características do solo das várias ilhas - e de condições sociais e humanas - as invasões de vários povos e a fusão desses povos.

     
  • At 1:20 da tarde, Anonymous Sara Filipa said…

    Olá!
    Durante o 2.º milénio a.C., o território grego foi sendo, sucessivamente, invadido por diversos povos de origem indo-europeia.
    Os primeiros a chegar foram os Aqueus. As suas conquistas estenderam-se a algumas ilhas, entre as quais a ilha de Creta (a maior de todas as ilhas gregas).
    Influenciados pela cultura da civilização cretense, fundaram pequenos reinos, dos quais se destacou o de Micenas, na península do Peloponeso.
    Os Aqueus e os Jónios, que entretanto também se tinham fixado nas ilhas gregas e nas costas da Ásia Menor, vão ser conquistados, no séc. XII a. C., pelos Dórios, um povo guerreiro que já dominava as armas de ferro.
    É a fusão de todos estes povos que vai dar origem ao povo Grego ou Heleno.

     
  • At 5:53 da tarde, Anonymous zé diogo said…

    oi sora

    a grecia e constituida por mts ilhas , apresentando assim o mar como rucurso natural e então aproveitaram-no para a pesca e para o comércio.

     
  • At 5:08 da tarde, Anonymous Margarida Queirós said…

    a grecia é um pais com muitas ilhas, e estas sao muito montanhosas o que fazia com que agricultura nao fosse das melhores, por isso os gregos começaram a ultilizar o mar como fonto de comercio, fazemdo a pesca e o comercio.

     
  • At 2:22 da tarde, Anonymous Rosmaria said…

    a grécia era muito montanhosa e isso não ajudava nada na agricultura, portanto o único recurso natural era o mar e por isso passaram a dedicar-se à pesca e ao comércio.
    ************xao e mts bjs**********

     
  • At 2:31 da tarde, Anonymous rik said…

    oi stora!
    A civilização grega ou helena foi criada a partir da junção de três povos:os jónios, os dórios e os aqueus.

     
  • At 2:33 da tarde, Anonymous sarinha said…

    ola!

    A grecia é um pais constituido por varias ilhas montanhosas, isto fazia com que o povo estivesse isolado.
    com o decorrer dos anos passaram a aproveitar a natureza, as rochas das montanhas e o mar mediterraneo nas pesca.

    beijinhos

     
  • At 2:34 da tarde, Anonymous zé antonio said…

    A origem do povo grego deu-se à conquistas de novas ilhas, de pois foram-se cultivando.

     
  • At 2:35 da tarde, Anonymous SUPER GUILHERME said…

    olá Srª profesora.
    A grecia é constituida por muitas ilhas. O terreno em todas as ilhas é muito montanhoso, por o povo grego fica isolado dos outros povos. Desde então o povo teve de se abituar a comer o que a natureza lhes dava.Também aproveitaram o facto de estarem perto do mar e assim aproveitar o peixe que abundava na costa.

     
  • At 2:35 da tarde, Anonymous zé antonio said…

    As ilhas da grécia eram muito montanhosas e não era possivel cultivar.

     
  • At 2:35 da tarde, Anonymous Beta said…

    A Grécia tinha um terreno montanhoso e muito recortado. Foi por várias vezes atacado por três povos os Aqueus, os Jónios e os Dórios. A partir da junção destes povos nasceu o povo grego.

     
  • At 2:41 da tarde, Anonymous rik said…

    oi stora!
    Esqueci-me de uma coisa: devido ao solo montanhoso e das ilhas, o povo grego ficou isolado.A agricultura não dava devido ao solo montanhoso e tambem estavam afastados devidos as ilhas por causa disso tiveram que aproveitar o comércio, a pesca e a pastorícia.

     
  • At 2:46 da tarde, Anonymous kiko said…

    A grecia é constituida por varias ilhas e o solo é montanhoso

     
  • At 9:26 da tarde, Anonymous Daniela Peixoto said…

    A Grécia é constituida por vária ilhas montanhosas, isolando assim o povo grego.
    A Grecia foi a partir do 2ºmilénio a.C. invadido por vários povos sucessivamente; Aqueus, Jénios, Dónios.
    A fusão destes povos dará origem ao povo Grego ou Heleno.
    ***KISSES AND LOVES***

     
  • At 4:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Os diferentes grupos de indoeuropeus que haviam se estabelecido temporarioamente as margens do Danubio no que seria nos dias atuais na Hungria prosseguiram suas migrações em diferentes momentos em direção dapeninsula balcanica e apesar de continuarem sua diaspora,pelas limitações dos territorios balcanicos e de suas ilhas prosseguiram sua expanção ,mas desta vez sem abandonar mais os territorios hellenicos,sua agricultura foi revolucionaria,aprendendo e conseguindo utilizar encostas de montanhas desenvolvendo as curvas de nivel e o recorte de tabuleiros em degraus com eficiente sistems de drenagem e irrigação para impedir a erosão,prerequizitos para a cultura da oliveira,cujo principál derivado,o ezeite,era de importancia alem de alimenticia energetica,o "petroleo" da época,empregado para iluminação calefação e para uso cosmético.(continuarei em outra oportunidade...(ass:ninguem)

     
  • At 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    oi eu queria saber quais foram todos os povos q deram origem a grecia?

     

Enviar um comentário

<< Home