blog@qui | 7º Ano

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

24.1.06

Carolina Beatriz Ângelo

Olá a todos!
Consulta este site e retira expressões do texto que demonstrem a ousadia de Carolina Beatriz Ângelo em votar nas eleições de 1911. Explica, também, as consequências desta ousadia.

12 Comments:

  • At 7:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora!!
    Numa altura em que o direito de voto era reconhecido apenas a "cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família", Carolina Beatriz Ângelo ganhou coragem e, invocando a sua qualidade de chefe de família, uma vez que era viúva e mãe, conseguiu que um tribunal lhe reconhecesse o direito a votar com base no sentido da expressão "cidadãos portugueses".
    mas isso trouxe consequências.
    Como consequência do seu acto, e para evitar que tal exemplo pudesse ser repetido, a lei foi alterada no ano seguinte, com a especificação de que apenas os chefes de família dosexo masculino poderiam votar.
    Por isso, Carolina Beatriz Ângelo foi assim, a primeira mulher a votar dos doze países europeus que vieram a constituir a União Europeia até 1996.
    Jokas pa stora!!!!

     
  • At 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oi sora
    A ousadia que Beatriz Carolina Angelo ousou foi porque foi "a primeira mulher a votar no quadro dos doze países europeus que vieram a constituir a União Europeia".
    Pois ela não fez isso por acaso, fez porque achou que tinha os requesitos necessarios:"cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família".

     
  • At 11:12 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ela ousou votar porque era chefe de família, era alfabetisada e tinha + de 21 anos

     
  • At 9:23 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora, vai tudo bem
    Carolina Beatriz Ângelo foi uma mulher que ousou votar num presidente da républica,pois as leis diziam tudo menos que as mulheres podiam votar.
    Então ela era chefe de família porque o seu marido era falecido,tinha trabalho,era alfabetizada e tinha mais de 21 anos.Tinha 26.
    Ela chegou lá e tiveram que a deixar votar pois não havia nenhuma regra que não a deixasse votar.
    Nunca tinham pensado que uma mulher tinha todas as regras necessarias para votar.
    No ano seguinte a esse acontecimento tudo mudou ouve mais uma regra as mulheres não podiam votar e ficaram sem dar a sua escolha.
    Eu acho que foi muito injusto.

    BJS sToRa 10010101010101010101

     
  • At 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    o direito de voto noma altora
    era reconhecido apenas a "cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família", Carolina Beatriz Ângelo ganhou coragem e, invocando a sua qualidade de chefe de família, uma vez que era viúva e mãe, conseguiu que um tribunal lhe reconhecesse o direito a votar com base no sentido da expressão "cidadãos portugueses".
    mas isso trouxe consequências.
    Como consequência do seu acto, e para evitar que tal exemplo pudesse ser repetido, a lei foi alterada no ano seguinte, com a especificação de que apenas os chefes de família dosexo masculino poderiam votar.
    Por isso, Carolina Beatriz Ângelo foi assim, a primeira mulher a votar dos doze países europeus que vieram a constituir a União Europeia até 1996.

     
  • At 8:56 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ola sora

    Carolina Beatriz Ângelo era "médica Carolina Beatriz Ângelo" logo era alfebatizada, "com mais de 21 anos" tinha mais um motivo para poder ir votar,"Invocando a sua qualidade de chefe de família, uma vez que era viúva e mãe" outra razão para poder ir votar e tinha o direito de ir votar "Carolina Beatriz Ângelo conseguiu que um tribunal lhe reconhecesse o direito a votar (à revelia) com base no sentido do plural da expressão ‘cidadãos portugueses’ cujo masculino se refere, ao mesmo tempo, a homens e a mulheres." Mas isso trouxe problemas no ano seguinte fizeram uma nova lei só os homens podiam ir votar.

     
  • At 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    olá stora!! =)

    "Invocando a sua qualidade de chefe de família, uma vez que era viúva e mãe, Carolina Beatriz Ângelo conseguiu que um tribunal lhe reconhecesse o direito a votar (à revelia) com base no sentido do plural da expressão ‘cidadãos portugueses’ cujo masculino se refere, ao mesmo tempo, a homens e a mulheres." - tirado do texto!
    carolina beatriz angelo ousou votar porque tinha todas as caracteristicas para poder votar: era médica (logo alfabetizada), era viuva (logo chefe de familia) e era maior do que 25 anox!!

    beijão pa si!!! :-)

     
  • At 7:33 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    oi stora!
    a ousadia de Beatriz Ângelo se ter apresentado nas ournas fez com que a contitiução fosse trocada por: chefes de família, alfabetizado,e fosse do sexo masculino.

    o que axo injusto;-)

     
  • At 10:12 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora!
    Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a votar para as eleições da Assembleia Constituinte em 1911.
    Nessa altura o direito de voto era apenas reconhecido a cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família.
    Carolina invocou essas qualidades conseguindo que um tribunal lhe reconhecesse o direito de votar.
    Como consequência desta votação, a lei foi alterada no ano seguinte para evitar a repetição do seu acto.
    Bjs!

     
  • At 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ´Quando e que ela morreu
    Ass Desconhecido interessado por xungas como voces

     
  • At 5:48 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ´Quando e que ela morreu
    Ass Desconhecido interessado por xungas como voces

     
  • At 5:49 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Respondam rapido que eu estou muito interessada! É que eu tenho de fazer um trabalho!
    Ûma de voces diz para outra:
    -Tens pintas pretas!
    E a outra diz:
    -Dah! Sou dalmata!

     

Enviar um comentário

<< Home