blog@qui | 7º Ano

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

21.1.06

A Portuguesa

Heróis do mar, nobre Povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
Composição
Alfredo Keil (música)
Henrique Lopes de Mendonça (letra)


Olá!
Tendo em conta o contexto histórico que possibilitou a Implantação da República, explica o sentido da frase em destaque.
Consulta este site e conhece os antecentes do Hino Nacional!

16 Comments:

  • At 11:51 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    oi stora
    ao implantar a república a frase tinha outro significado era contra os bretoes marchar marchar pork os bretoes era os abitantes da inglaterra k nos tinham virado as costas com o ultimatum da conferencia de berlim mas algum tempo depois na 1ª gurra mundial nos turnamonos seus aliados e acabamos por mudar o hino
    para contra os canhoes marchar marchar mesmo nao tendo logica
    adeus stora

     
  • At 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ola stora
    na implamtação da republica a frase tinha outro significado:contra os bretões marchar, marchar.porque os bretões eram os abitantes da inglaterra que nos tinham apresentado um ultimato na conferencia de berlim. na 1ªguerra mundial nos turnamonos seus aliados e por isso mudouse a frase:contra os canhoes marchar, marchar.
    bjs************

     
  • At 3:15 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Hi teacher!!!
    Quando a república foi implantada, o objectivo dos repúblicanos era mudar, as coisas mais visiveis, como, o hino, a bandeira e a escrita. Como nessa altura os Portugueses estavam contra os Ingleses decidiram, mostrar-lo. E decidiram meter a frase: "contra os Bretões marchar,marchar".
    No entanto na 1ª guerra Mundial, tornamo-nos seus aliados, logo, tivemos de mudar o nosso hino para: " contra os canhões marchar, marchar!
    Mesmo não tendo nexo nenhum!!!
    Kisses and loves of Daniela!!!***

     
  • At 1:19 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    OLA stora,

    o significado daquela palavra em destaque quer dizer bretoes , inglaterra na guerra.
    Mas depois ficaram amigos e modou.

     
  • At 1:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    olá stora
    quando o regime politico mudou, mudaram tambem os principais simbolos nacionais.
    O ultimo verso do hino era "Contra os bretões marchar, marchar" e mudou para "contra os canhoes marchar, marchar".

     
  • At 7:29 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora!!
    A expressão "Contra os canhões marchar, marchar" significa que devemos enfrentar os nossos inimigos, defendendo o nosso país de agressões exteriores.
    Jokas pa stora!!!!

     
  • At 7:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Dantes era contra os bretões e agora é comtra os canhões e isso aconteceu porque Portugual aliou-se a inglaterra na guerra.

     
  • At 7:50 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora!
    Antes o hino nacional em vez de "Contra os canhões..." tinha "Contra os bretões". Este verso antes era assim por nos terem tirado o Chire mas, como depois voltamos a ser aliados e isso foi esquecido, não fazia sentido continuar com o hino nacional daquela maneira.
    Bjs!

     
  • At 11:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oi!
    O sentido dessa frase é: dar avida pela pátria

     
  • At 1:11 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oláááaááááá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Antigamente o hino era "contra os bretões marchar, marchar!!!"porque Portugal não era aliado da Inglaterra por isso os bretões eram os Inglaterra e os portugueses iam lutar contra a Inglaterra.

     
  • At 12:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    antes era contra os bretões porque estavamos em "gerra" com os Ingleses e mais tarde Portugal aliou-se á Inglaterra e então os portugeses poserão contra os canhões

     
  • At 8:23 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    *********ola sora*******
    Antigamente os portugueses eram inimigos dos ingleses e por isso no hino estava "contra os bretões marchar, marchar" mas como se tornaram novamente aliados de inglaterra mudaram o hino para "contra os canhões marchar, marchar"

     
  • At 12:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    olá stora! =)
    os portugueses tiveram algunx conflitos com inglaterra por isso no hino em vez de ser contra os canhões era contra os "bretões", max mais tarde quendo se instaurou a républico Portugal voltou a ser aliado de Inglaterra mudando por isso o hino!!
    beijao pa si!! :-)

     
  • At 7:08 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    oi stora!
    a frase em destaque "contra os canhões marchar, marchar" antiga mente era "contra os bretrões marchar, marchar" que significava o descontentamento de Portugal para com Inglaterra mas pois agora Inglaterra é nossa aliada trocou-se para o contexto de agora.

     
  • At 11:52 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    OLA STORA!ANTES ERA CONTRA OS BRETOES PORQUE ELES NAO ERAM ALIADOS DA INGLATERRA E DEPOIS DA PRIMEIRA INVASAO FRANCESA ELES FICARAM ALIADOS DA INGLATERRA,POR ISSO ELES ACHARAM QUE O HINO NAO PODIA CONTINUAR ASSIM.ADEUSINHO!

     
  • At 12:04 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    BLA,BLA,BLA,BLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

     

Enviar um comentário

<< Home