blog@qui | 7º Ano

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

2.1.06

A questão africana



Explica, por palavras tuas, as razões que levaram os ingleses a apresentar ao rei D. Carlos um Ultimatum.
Refere, igualmente, em que consistia esse ultimatum e explica como se resolveu essa questão.

14 Comments:

  • At 9:03 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora:)
    como os potugueses ocuparam o espaço entre Angola e Moçambique, os Ingleses assim não podiam passar sem pedir autorização aos portugueses então os Ingleses apresentaram um Ultimato na Conferência de Berlim ao rei D. Carlos, esse Ultimato consistia em que os portugueses desocupassem imediatamente os territorios situados entre Angola e Moçambique, ou o governo Inglês declarava guerra a Portugal.
    O governo portugues viu-se obrigado a aceitar o Ultimato, o que deu manifestações de descontentamento.

     
  • At 6:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora!
    Os ingleses queriam o Chire,(tal como vários países de África queriam este ou outros países de África). Para se decidir o que era de quem, fez-se a Conferência de Berlim.
    Os ingleses queriam o Chire porque se não o tivessem teriam de pedir autorização aos portugueses para passar para o Sul de África. Como eles achavam que os proprietários da terra tinham que a povoar e desenvover, algo que os portuguese não podim cumprir,(não tinham população sufficiente) o Chire passava a ser dos ingleses.
    Mas, Portugal mostrou-lhes o Mapa Cor-de-Rosa que mostrava que as terras entre Portugal e Moçambique(Chire)eram de Portugal.
    Perante isto, os ingleses, em 1 de Janeiro de 1890, apresentaram um Ultimatum ao rei D.Carlos:ou os portugueses desocupavam imediatamente os territórios situados entre Angola e Moçambique ou o Governo inglês declarava guerra a Portugal.
    O governo português, como não tinha população nem armamento suficiente para vencer a Inglaterra, viu-se obrigado a aceitar o Ultimatum, o que provocou o descontentamento geral.
    O Partido Republicano aproveitou a situação para movimentar a população contra a Monarquia e a favor do regime republicano.
    Bjs!

     
  • At 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora!
    Peço licença para rectificar a minha resposta.
    Os ingleses queriam o Chire,(tal como vários países queriam este ou outros países de África). Para se decidir o que era de quem, fez-se a Conferência de Berlim.
    Os ingleses queriam o Chire porque se não o tivessem teriam de pedir autorização aos portugueses de passar para o Sul de África. Como eles achavam que os proprietários da terra teriam de a povoar e desenvolver, algo que os portugueses não poderiam cumprir(não tinham população suficiente),o Chire passava a ser dos ingleses.
    Portugal apresentou-lhes o Mapa Cor-de-Rosa onde se via que as terras entre Angola e Moçambique(Chire)eram de Portugal.
    Perante isto, os ingleses, em 1 de Janeiro de 1890, apresentaram um Ultimatum ao rei D.Carlos:ou os Portugueses desocupavam imediatamente os territórios situados entre Angola e Moçambique ou o governo inglês declarava guerra a Portugal.
    O governo Português, como não tinha população nem armamento suficiente para vencer a Inglaterra, viu-se obrigado a aceitar o Ultimatum, o que provocou o descontentamento geral.
    Entretanto, o Partido Republicano aproveitou a situação para movimentar a população contra a Monarquia.
    Bjs!Obrigado.

     
  • At 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora!
    A "partilha de África" estava iminente. Em 1884-85, os países mais interessados em África reuniram-se na Conferência de Berlim.
    Para defender os interesses de Portugal, o Governo português, em 1886, apresentou aos países europeus um mapa (Mapa Cor-de-Rosa), no qual exigia para si os terrtórios compreendidos entre Angola e Moçambique (Chire).
    A França e a Alemanha aceitaram as exigências dos Portugueses, mas a Inglaterra não.E em 11 de Janeiro de 1890 a Inglaterra apresentou ao rei D. Carlos um ultimatum.
    O Governo português viu-se então obrigado a aceitar o ultimato, o que provocou manifestações de descontentamento.
    Jokas pa stora!

     
  • At 9:29 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora;

    Os ingleses mandaram o ultimato porque Portugal mostrou o mapa-cor-de-rosa, a dizer que o chire tinha de ser abandonado,porque eles queriam passar sem pedir liçenca a ninguem, essa proposta aconteceu na conferencia de berlim,em os ingleses ameaca-rem Portugal caso nao deiçassem o Chire,ai comecava a luta.´
    Portugal disse que iria dar o Chire mas que Angola e Mocambice não.
    Entao Portugal perdeu o Chire,mas comecaram as revoltas contra o rei pelo povo.

    BJS 10000000000000000 PRA STORA

     
  • At 1:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    *+*+*+* Bien-Venida +*+*+*+*
    Como os Ingleses queriam que o Chire não ficasse ocupado por Portugal pois assim viam-se obrigados a pedir autorização a Portugal, para passar do Cairo para Àfrica do Sul, apresentaram um ultimatum que consistia em que Portugal deixava o Chire ou o governo Inglês declarava guerra a Portugal.
    o governo Portugês viu-se obrigado a aceitar o Ultimatum de Inglaterra, o que provocou manifestações de descontatentamento do povo Portugês.
    Com este descontentamesto o partido républicano aproveitou, e fez com que o povo se virasse contra a monarquia liberal e estivesse a favor do regime Républicano!
    Kisses and loves of D@niel@

     
  • At 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    oi oi oi oi oi oiiiiioooooi
    os ingleses não kriam k o Chire ficasse o cupado para poderem pasar do caíro para a Africa do sul então fizeram um ultimato na conferençia de Berlim ou nos dão o Chire ou guerra.
    isso levou ao descontentamento do povo
    by by sora

     
  • At 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    *******olá sora**********

    O rei D. Carlos teve que aceitar o ultimatum porque oe ingleses queriam Chire para poderem passar sem terem que pedir licença.Os inleses apresentaram um ultimatum ou seja ou aceitas ou morres. Então D. Carlos teve que aceitar.
    O povo focou descntente e fez uma revolução.

     
  • At 1:10 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    olá stora
    os portugueses em berlim estiveram a falar sobre as terras de africa os portugueses mostraram o "mapa cor-de-rosa".
    os ingleses não gostaram da ideia e lançaram um ultimato para ficarem com o shire

     
  • At 1:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    o k aconteceu:
    Como os potugueses ocuparam o espaço entre Angola e Moçambique, os Ingleses assim não podiam passar sem pedir autorização aos portugueses então os Ingleses apresentaram um Ultimato na Conferência de Berlim ao rei D. Carlos, esse Ultimato consistia em que os portugueses desocupassem imediatamente os territorios situados entre Angola e Moçambique, ou o governo Inglês declarava guerra a Portugal.
    O governo portugues viu-se obrigado a aceitar o Ultimato, o que deu manifestações de descontentamento.

     
  • At 1:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O ultimatum consistiu dar 2 hipoteses aos portugueses ou deixar desconquistadao o Chire ou declaravam nos Guerra. Isso era mau.

     
  • At 4:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Porque os paises mais ricos queriam passar de cairo ate ao sul de africa e para isso teriam que passar pelas terras portuguesas.
    o ultimatum obrigava os portueses em deixar essas terras se não os ingleses criariam uma guerra com portugal

     
  • At 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    olá stora!=)
    os portugueses estiveram numa coferencia em berlim, onde apresentavam um mapa cor de rosa que apresentava as colónias que Portugal tinha em África! OS ingleses descontentes com os conteudos que os portugueses apresentaram, decidiram fazer um ultimato, que consiste em : "ou deixas as terras ou declaramos guerra!" é tipo "vida ou morte"
    beijao pa si stora!!!! =)

     
  • At 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    mas porque razão nesta conferencia os proprios africanos não se fasião representar nesta conferencia? pois eles sãos os donos deste continente não ser e devido este erro e uqe proprio contenente não densevolve?
    gostaria tanto que alguen me respondese

     

Enviar um comentário

<< Home